Nome científico: Bromelia balansae
Família: Bromeliaceae
É uma bromélia de hábito exclusivamente terrícola, forma rosetas densas e seus espinhos costumam se curvar para diferentes lados. Frutifica de junho a agosto, com frutos de cor alaranjada quando maduros. A planta é muito decorativa antes de soltar flor. Devido aos seus fortes espinhos, folhagem densa e robustez da planta, o gravatá tradicionalmente era utilizado pelos moradores da região como cercas vivas para delimitar áreas. As fibras contidas no fruto dessa planta servem para confecção de roupas, cintos e bolsas. Quando ocupam grandes áreas, formam barreiras que servem para ninhos e refúgios de cobras, tatus, porcos e tamanduás. Os frutos do gravatá podem ser consumidos in-natura, cozidos, assados ou na forma de sucos.
Nome científico: Araucaria angustifolia
Família: Araucariace
Também conhecida como pinheiro brasileiro ou pinheiro-do-paraná, é uma das essências florestais mais importantes no sul do Brasil. Destaca-se pela alta qualidade de sua madeira, fonte de alimento para a fauna e para o homem, e pela exuberante beleza paisagística. Espécie perenifólia, com altura variando de 10 a 35 m. O tronco é reto e quase cilíndrico e a casca grossa de cor marrom-arroxeada, persistente, áspera e rugosa. Trata-se de uma planta dióica (há árvores femininas e masculinas) e a polinização é predominantemente anemocórica (pelo vento).
Nome científico: Syagrus romanzoffiana
Família: Arecaceae
Espécie nativa do Brasil, pertencente à família Arecaceae. Apresenta grande importância apícola, na alimentação animal e humano, como planta medicinal e ornamental. É uma espécie hermafrodita que pode atingir entre 10 a 15m de altura, apresenta inflorescência em cacho pendente e ramificado. A floração ocorre quase o ano inteiro, com maior intensidade entre os meses de setembro a março, enquanto a maturação dos frutos é registrada principalmente entre os meses de novembro a janeiro.
Nome científico: Ocotea odorífera
Família: Lauraceae
Árvore perenifólia, secundária tardia ou clímax tolerante a sombra. Sua altura atinge até 25 m e seu diâmetro 80 cm. Folhas com até 16 cm de comprimento e 5 cm de largura. Flores brancas amareladas. Floração: Agosto/Setembro. Frutificação: Abril/Junho. Sistema sexual: planta hermafrodita. Dispersão: zoocórica aves,sabias,tucanos,roedores e macacos Polinização: abelhas e pequenos insetos. Ocorrência: Da Bahia ao Rio Grande do Sul. Importância apícola, para fins paisagísticos.